Fundamental I e II

PROPOSTA PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL - JUSTIFICATIVA

A Escola Monteiro Lobato conhecedora dos problemas de sua comunidade escolar procura trabalhar em parceria com a família, pois acredita que só assim obterá sucesso na aprendizagem de seus alunos.

No início do ano, no ato da matrícula os pais visitam a escola com seus filhos para conhecer o pessoal que nela trabalha e as dependências. Fazemos uma reunião com os pais depois de uma semana de aula para apresentar a proposta curricular e pedagógica, que tipos de projetos iremos trabalhar e no que eles podem ajudar.

A criança de 6 a 10 anos é bastante ativa e criativa, necessita de dinâmica para entender os conteúdos. Nos dias atuais estas crianças ficam presas à televisão, videogames e temos observado que elas ficam lentas (raciocínio) quando expostas a esse tipo de brinquedo, procuramos dar lhes desafios para que possa cada vez mais desenvolver seu potencial.

Procuramos resgatar o brinquedo construído, a brincadeira em grupo. O recreio é supervisionado e dirigido para que estas brincadeiras sejam vivenciadas. A atividade lúdica proporcionada pelos jogos deve ser o desencadeador de todo o processo de aprendizagem. As crianças que aqui frequentam são de classe assalariada que vivem o sofrimento de uma época – está empregado e outra não. Os pais deixam suas crianças com alguém que não tem qualquer preparo para lidar com crianças que precisam de atenção e orientação em sua educação, não tem o hábito da leitura, precisam de incentivo para o estudo. Os pais desconhecem qualquer tipo de método educacional, mas a escola mostra sua linha de trabalho, leva até eles um pouco de conhecimento através das reuniões. Preparando os para ajudar na aprendizagem do aluno.

REFERENCIAL TEÓRICO

A Filosofia educacional de uma escola expressa os valores que identificam o perfil do homem que se deseja formar. Na Escola Monteiro Lobato, acreditamos que a educação tem um valor inestimável na formação do cidadão. Portanto procuramos dar uma formação não apenas cognitiva, mas também humanística, procurando desenvolver o emotivo da criança procurando entendê-la como um ser em formação.

Desenvolvendo o raciocínio lógico de nossos alunos através de jogos e de suas próprias conclusões a respeito do conteúdo, aprimorando suas qualidades natas e desenvolvendo outras novas necessárias ao seu pleno crescimento. Acreditamos ser este o caminho eficaz para criar cidadãos críticos e capazes de entender e transformar sua realidade. Optamos pelos valores humanos, autonomia, competência e uma formação solida.

FINALIDADE

Formar cidadãos não apenas na área cognitiva, mas também humanista, procurando desenvolver um sujeito atuante na sua aprendizagem, sendo capaz de ter uma percepção global, organizar-se, estar aberto a outras propostas, ser autônomo e exigente, ter confiança em si mesmo e saber avaliar-se.

PRESSUPOSTO TEÓRICO - METODOLÓGICO

A escola trabalha com uma metodologia voltada para os jogos, sabendo-se que é um excelente recurso para contribuir e enriquecer o desenvolvimento intelectual e social na criança. Os conteúdos são ministrados com aulas expositivas, mas também práticas. O professor é orientado para utilizar os jogos de acordo com seus conteúdos. Os projetos são trabalhos para que haja a interdisciplinaridade. As aulas de Arte e Educação são divididas durante o ano entre dança, teatro, música e manuseio de trabalhos artesanais. Temos aulas de xadrez para desenvolver o raciocínio. A biblioteca é utilizada uma vez por semana para leitura livre por cada série. As aulas de Educação Religiosa são sobre a vivência e a prática de um bom cidadão dentro da escola e fora dela.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA

Desenvolver um homem crítico, formador de opinião, que saiba lidar consigo mesmo, com seu meio e com seu próximo de forma digna e edificante.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Desenvolver capacidade de percepção sobre o meio em que vive.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e matemático através de experiências vivenciadas e desafios implantados.
  • Desenvolver suas habilidades criativas e ter posição formando conceitos sobre o mundo.
  • ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

A escola destina se a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental 1 e 11, será organizado em série seguindo a nova nomenclatura de acordo com a resolução 410/2006.

ESPECIFICAÇÃO DE MOMENTOS DE ESTUDOS

O planejamento anual é feito no início do ano, como definição dos conteúdos por série realizada por cada professor. Na semana pedagógica que antecede o início das aulas, são ministradas palestras, como utilizar os jogos em sala de aula e outros temas que sejam do interesse de todos.

Também são renovados e confeccionados jogos para uma melhor aprendizagem. Todos os meses há planejamento mensal para decisão dos projetos e conteúdos trabalhados em conjunto desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, decisões das datas comemorativas, debates sobre como trabalhar alunos com dificuldades na aprendizagem.

O plano semanal é realizado e entregue a coordenação toda semana juntamente com as tarefas da semana. No final do ano é feita uma reunião para a escolha do livro didático e material didático. Os pais por sua vez recebem um formulário para preencher sobre avaliação de toda a escola, professor, Direção, conteúdo, aprendizagem dos alunos.

Existe também avaliação da Direção e professores semestral para melhoria e qualidade do ensino da Escola Monteiro Lobato