Fundamental I e II
PROPOSTA PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL - JUSTIFICATIVA
A Escola Monteiro Lobato conhecedora dos problemas de sua comunidade escolar procura trabalhar em parceria com a família, pois acredita que só assim obterá sucesso na aprendizagem de seus alunos.
No início do ano, no ato da matrícula os pais visitam a escola com seus filhos para conhecer o pessoal que nela trabalha e as dependências. Fazemos uma reunião com os pais depois de uma semana de aula para apresentar a proposta curricular e pedagógica, que tipos de projetos iremos trabalhar e no que eles podem ajudar.
A criança de 6 a 10 anos é bastante ativa e criativa, necessita de dinâmica para entender os conteúdos. Nos dias atuais estas crianças ficam presas à televisão, videogames e temos observado que elas ficam lentas (raciocínio) quando expostas a esse tipo de brinquedo, procuramos dar lhes desafios para que possa cada vez mais desenvolver seu potencial.
Procuramos resgatar o brinquedo construído, a brincadeira em grupo. O recreio é supervisionado e dirigido para que estas brincadeiras sejam vivenciadas. A atividade lúdica proporcionada pelos jogos deve ser o desencadeador de todo o processo de aprendizagem. As crianças que aqui frequentam são de classe assalariada que vivem o sofrimento de uma época – está empregado e outra não. Os pais deixam suas crianças com alguém que não tem qualquer preparo para lidar com crianças que precisam de atenção e orientação em sua educação, não tem o hábito da leitura, precisam de incentivo para o estudo. Os pais desconhecem qualquer tipo de método educacional, mas a escola mostra sua linha de trabalho, leva até eles um pouco de conhecimento através das reuniões. Preparando os para ajudar na aprendizagem do aluno.
REFERENCIAL TEÓRICO
A Filosofia educacional de uma escola expressa os valores que identificam o perfil do homem que se deseja formar. Na Escola Monteiro Lobato, acreditamos que a educação tem um valor inestimável na formação do cidadão. Portanto procuramos dar uma formação não apenas cognitiva, mas também humanística, procurando desenvolver o emotivo da criança procurando entendê-la como um ser em formação.
Desenvolvendo o raciocínio lógico de nossos alunos através de jogos e de suas próprias conclusões a respeito do conteúdo, aprimorando suas qualidades natas e desenvolvendo outras novas necessárias ao seu pleno crescimento. Acreditamos ser este o caminho eficaz para criar cidadãos críticos e capazes de entender e transformar sua realidade. Optamos pelos valores humanos, autonomia, competência e uma formação solida.
FINALIDADE
PRESSUPOSTO TEÓRICO - METODOLÓGICO
OBJETIVOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
A escola destina se a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental 1 e 11, será organizado em série seguindo a nova nomenclatura de acordo com a resolução 410/2006.
ESPECIFICAÇÃO DE MOMENTOS DE ESTUDOS
O planejamento anual é feito no início do ano, como definição dos conteúdos por série realizada por cada professor. Na semana pedagógica que antecede o início das aulas, são ministradas palestras, como utilizar os jogos em sala de aula e outros temas que sejam do interesse de todos.
Também são renovados e confeccionados jogos para uma melhor aprendizagem. Todos os meses há planejamento mensal para decisão dos projetos e conteúdos trabalhados em conjunto desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, decisões das datas comemorativas, debates sobre como trabalhar alunos com dificuldades na aprendizagem.
O plano semanal é realizado e entregue a coordenação toda semana juntamente com as tarefas da semana. No final do ano é feita uma reunião para a escolha do livro didático e material didático. Os pais por sua vez recebem um formulário para preencher sobre avaliação de toda a escola, professor, Direção, conteúdo, aprendizagem dos alunos.
Existe também avaliação da Direção e professores semestral para melhoria e qualidade do ensino da Escola Monteiro Lobato